style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Felipe Oliveira (Prefeitura de São Gabriel)
Preocupado com a falta de chuva no interior de São Gabriel, o prefeito em exercício, Marcos Paulo do Monte Vieira (PSDB), analisa a possibilidade de decretar situação de emergência em decorrência da estiagem.
O prefeito já solicitou que sejam encaminhados ao município dois caminhões-pipa e 20 caixas d'água para amenizar a situação enfrentada pelos produtores. Os reservatórios d'água móveis da Defesa Civil Estadual, com capacidade de 3,5 mil litros, são utilizados para o abastecimento de moradores em bairros e área rural. Segundo Vieira, são cerca de cem famílias em estado de necessidade de abastecimento,as regiões mais atingidas em São Gabriel são as localidades de Faxinal, Catuçaba e os assentamentos do município.
Após reunião na tarde desta segunda-feira a prefeitura definiu junto aos órgãos responsáveis a ajuda para as famílias dos assentamentos que necessitam de abastecimento emergencial de água. Além da São Gabriel Saneamento, o 6º Batalhão de Engenharia de Combate, 6°BE, vai fornecer um caminhão pipa que ficará a disposição do Município durante o período de emergência.
VÍDEO: Avenida Presidente Vargas tem trecho em meia pista para recuperação
- Estamos monitorando a situação junto às entidades que representam os trabalhadores rurais. Nossa principal preocupação, nesse momento, é de que não falte água à população - destaca o prefeito em exercício.
Ainda segundo Vieira, os dados referentes aos prejuízos na agricultura estão sendo contabilizados junto ao Sindicato Rural e à Secretaria de Desenvolvimento Rural. As lavouras mais afetadas são de soja.
CHUVARADA COSTUMA AFETAR A CIDADE
Há exatamente um ano, em janeiro de 2019, a situação no município era bem diferente. São Gabriel sofria com a chuvarada. Na ocasião, o Rio Vacacaí ficou 10 metros acima do nível normal, 600 moradores chegaram a ficar desalojados e inúmeros danos foram registrados em lavouras e estradas, com os prejuízos na zona rural do município superando os R$ 170 milhões.
Somente no ano passado, cinco decretos de emergência foram assinados pela prefeitura, sendo o mais recente no final de outubro, quando uma nova enchente deixou o Rio Vacacaí 6 metros acima do nível.
ESTIAGEM
A estiagem se caracteriza como um período prolongado de ausência de chuva, em que a perda de umidade do solo é superior a sua reposição.
Quais os efeitos da estiagem?
- Pode ocorrer o racionamento de água disponível para consumo humano e animal
- Prejuízos à agricultura e à pecuária
- Redução da quantidade de água disponível nos reservatórios e, dependendo da intensidade, também a disponibilidade de água subterrânea
- A diminuição da umidade do ar pode afetar a saúde humana
Como agir para minimizar os danos causados pela estiagem?
- Construção de açudes para utilização de animais e irrigação
- Construção ou instalação de cisternas, tanto na área rural, quanto urbana
- Evitar colocar lixo ou poluir rios, riachos e arroios
- Diversificar culturas, principalmente na propriedade familiar e desenvolver práticas de manejo que visam garantir a subsistência alimentar da pequena propriedade
- Poupar água sempre e, nos períodos de estiagem, evitar o uso desnecessário, que pode conduzir ao racionamento
*Colaborou Janaína Wille
style="width: 50%;" data-filename="retriever">
Foto: Felipe Oliveira (Prefeitura de São Gabriel) /